Educativos para o toque no Voleibol







O voleibol é uma modalidade com mais de 100 anos e que se renova de tempos em tempos.

Esse esporte tem vários fundamentos que são utilizados para determinados períodos. Esse post vai tratar de educativos para o toque, tão importante no Levantamento

Vale lembrar que o levantamento é a ação do jogo que prepara para a finalização de um ataque e costuma ser o segundo toque dos três que a equipe pode realizar. Por ser um fundamento que exige muita habilidade, técnica e percepção de jogo, os levantadores são considerados "a alma" da equipe.


Educativos para o toque

* Em duplas, um aluno de frente para o outro. O aluno partirá da posição fundamental para a execução do toque segurando a bola sobre a cabeça e fará uma extensão simultânea dos cotovelos e joelhos empurrando a bola em direção ao colega. Este após pegar a bola repetirá o procedimento.

* Em duplas, um aluno lança bolas em diferentes locais para que seu colega faça o deslocamento, entre sob a bola e a segure na posição de toque.

* Em duplas, o aluno lançará a bola para cima com as duas mãos e efetuará um toque para o colega, que vai segurar a bola e repetir o procedimento.

* Em duplas o aluno lançará a bola para cima, em seguida efetuará um toque para cima e imediatamente após, sem deixar a bola cair, fará o toque para o colega.

* Em duplas, os alunos trocarão passes de toque direto.

* Individualmente controlará a bola dando toques sucessivos para cima.

* Individualmente o aluno toca a bola para o alto, deixa a bola tocar no solo, entra novamente sob a bola e executa outro toque.

* Em duplas, os alunos trocarão passes, porém fazendo um toque para si mesmo (para cima) antes de enviar para o colega.

* Em duplas, cada aluno na linha de fundo de uma quadra. O aluno irá controlando a bola com sucessivos toques verticais até chegar próximo da rede onde fará um toque para o colega que está na outra quadra, que recomeçará o trabalho.

* Alunos sentados em um banco ou cadeira levantarão após comando do técnico e efetuarão um toque em uma bola por este lançada.

* Aluno sairá de trás de uma cadeira posicionada no meio da quadra e se deslocará cada vez para um lado, devolvendo a bola lançada pelo professor.

* Aluno sairá da linha de fundo da quadra e irá deslocar-se até próximo à linha dos três metros para receber de toque uma bola lançada pelo professor.

* Aluno sairá da linha dos três metros e irá deslocar-se até a linha de fundo para receber de toque uma bola lançada pelo professor.

* Alunos posicionados em círculo tocarão a bola para si mesmo (toque para cima) e depois tocará para um colega, que fará o mesmo, não podendo, porém, devolver para quem lhe passou a bola.

* Alunos em duplas. Um aluno lança a bola alta, para que seu colega a devolva de toque de suspensão. Trocar as funções.

* Em duplas, aluno domina a bola para o alto e passa para o colega com toque em suspensão. O colega repete o procedimento.

* Em duplas, alunos trocando passes diretos de toque em suspensão.

* Alunos em trios, em linha reta, estando os alunos das extremidades nas linhas laterais da quadra de vôlei. O aluno do centro efetuará toque em suspensão, imediatamente virando para o colega do outro lado e devolvendo a bola por este lançada. Trocar o aluno do centro.

* Mesma filosofia do exercício acima, porém o aluno do centro trabalhará o toque de costas. Caso seja necessário, o aluno pode fazer um domínio antes de devolver a bola.

* Alunos divididos em duas colunas, estando cada coluna em um lado da quadra. O aluno dominará a bola (toque para cima) passará a bola para a outra coluna e irá para esta, passando por baixo da rede.

* Dividir os alunos em colunas. Um da cada vez tentará acertar a cesta de basquete através de um toque.

* Jogo de toque. Em trios em um espaço limitado da quadra, alunos realizarão um jogo adaptado utilizando somente toque. A bola terá que ser tocada pelos três alunos.

* Mesma filosofia do exercício acima se acrescentando a obrigatoriedade do aluno que for enviar a bola para a outra quadra fazê-lo saltando.

* Jogo de toque seis contra seis. É obrigatório executar os três toques antes de enviar a bola para a quadra adversária. Após o envio da bola, os jogadores devem fazer um rodízio.

O Voleibol não é um esporte fácil de se aprender. Os seus fundamentos são diferenciados, com características próprias, como o toque e a manchete. O professor que ensina esse esporte precisa estar atento aos movimentos. O ideal é ter variedade de atividades para que os exercícios de voleibol sejam bem executados e o processo de aprendizagem e desenvolvimento do esporte seja facilitado.

Por isso, o guia TOP 100 é espetacular e vai ajudar o professor que ensina esse esporte. Se você trabalha com o Voleibol para crianças ou adolescentes, não pode deixar de conhecer o "TOP 100 VOLEIBOL".


Comente:

Nenhum comentário